Conheça os 7 significados do Chakra Raiz, também chamado como Muladhara. Nome em sânscrito que significa “base de apoio”. Os chakras são centros de energia, e o primeiro deles, num total de sete, é o Chakra Raiz, ou Chakra Básico. Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre o seu simbolismo.
Para entender melhor sobre o que são os símbolos e arquétipos, você pode clicar aqui.
Significados do Chakra Raiz
- A cor que simboliza o Chakra Raiz é o vermelho. Isto é, o vermelho da cor do fogo, como o magma que existe debaixo da superfície da terra.
- O elemento que representa o Chakra Raiz é a terra. Assim como as árvores e plantas, nós podemos enraizar a nossa força na terra e tirar dela o nosso alimento.
- O primeiro chakra está localizado no corpo físico na base da espinha dorsal, entre o ânus e os genitais. Esse ponto de energia é relacionado a tudo o que é duro em nosso corpo. Por exemplo: unhas, dentes, ossos
- O Chakra Base guarda correspondência com a glândula suprarrenal. Uma de suas funções, entre outras, é liberar hormônios ao corpo em situações de estresse. Então ficamos prontas para a ação, lutar ou fugir.
- O chakra Muladhara está relacionado aos instintos básicos de sobrevivência. A saber: comer, beber, dormir, ter relações sexuais, no sentido de reprodução biológica etc.. Além disso, envolve também o trabalho e o sustento material.
- É a base de onde as energias sutis sobem para os outros chakras, por meio da Kundalini. Essa é um canal de circulação energética, que é imaginada como uma serpente na tradição hindu.
- Portanto, é o ponto de ligação com o mundo físico, da nossa energia sutil com a energia vital da Mãe-Terra. É a reconexão do homem com a natureza.
Significados do Chakra Raiz: Alinhamento Energético
Agora que você já conheceu os 7 significados do Chakra Raiz, vamos contar a você sobre o que fazer para manter o seu Chakra Base bem alinhado. Para isso, vamos ensiná-lo a identificar se o seu chakra está bloqueado e como resolver o problema, caso seja preciso desbloqueá-lo.
Chakra Bloqueado
A desarmonia se manifesta em compulsões por bens materiais e sexo, e também por prazeres sensuais como drogas lícitas e ilícitas, além de comida.
Mas não para por aí, uma vez que o apego aos bens materiais se estende inconscientemente ao corpo físico.
Então a pessoa desenvolve uma série de problemas de saúde relacionados à retenção, entre eles prisão de ventre e obesidade. Ou seja, o corpo está retendo, ainda que isso prejudique a pessoa. Não consegue evacuar ou perder gordura porque retém, acumulando em excesso.
Falamos acima que o Chakra Raiz tem a ver com instintos de sobrevivência. Assim, a pessoa pode se sentir ameaçada, mesmo que não passe de uma ameaça imaginária. Desse modo, o sujeito pode ficar numa posição defensiva, acuada, com medo e raiva, fechando-se em si mesmo.
Estar sem base, sentindo-se “sem chão”, desprotegido frente às ameaças do mundo, também é um efeito do desalinhamento do Chakra Raiz.
Por fim, o desrespeito com a Natureza e as outras formas de vida é igualmente um sintoma preocupante.
Chakra alinhado
Atingimos a plenitude do ser quando os chakras estão alinhados. Em harmonia, o Chakra Base nos traz a gratidão pelo que a Mãe-Natureza nos dá. Ou seja: alimento, abrigo, segurança e proteção. Num sentido mais profundo, estamos aptos a compreender o ciclo de impermanência de morte e renascimento. A lei natural da vida.
Mas e como fazer para ativar todo o poder de Muladhara, o Chakra Raiz? Para isso, confira abaixo algumas sugestões que achamos que pode ser útil:
- Terapias Holísticas
- Limpezas Energéticas
- Meditações
- Yoga
- Psicoterapia
No entanto, o fundamental é buscar a reflexão e o conhecimento de si mesmo. Encontrar um tempo em meio a correria do dia a dia e, assim, silenciar a mente, prestar atenção e escutar a sua voz interior, sem julgamentos, com empatia.