Conheça nesse post um pouco mais sobre o Arquétipo da Coruja, um símbolo poderoso de sabedoria e renascimento espiritual.
Dessa maneira, não é de se estranhar quando percebemos que essa ave desperta um imenso fascínio sobre as pessoas. Isso fica claro quando fazemos uma rápida pesquisa no Google, e vemos o volume grande de buscas.
Mas por que motivo o arquétipo da coruja é tão poderoso assim? Pela simples razão de que a coruja, ou mocho, como diriam os portugueses, simboliza o verdadeiro saber. Simboliza também o renascimento, a purificação e a libertação espiritual.
Vamos ver melhor como isso tudo funciona?
Coruja: o arquétipo da sabedoria
A coruja é uma ave que caça à noite. Os seus olhos enxergam muito bem na escuridão (assim como o lobo), e os seus ouvidos não deixam passar qualquer ruído. Além disso, o seu voo é silencioso, porque a suas asas possuem penas macias.
Desse modo, o mais significativo aqui é a sua visão noturna. Os olhos da coruja são o símbolo da sabedoria.
Assim, a coruja acompanha a deusa grega Atena, ou Minerva, para os romanos. Atena é deusa da sabedoria, da justiça e das artes. Além de ser protetora da cidade de Atenas, centro do saber filosófico.
No entanto, é sabedoria em sentido amplo. Não é só o conhecimento que aprendemos na escola ou faculdade, mas é principalmente uma percepção mais elevada de consciência.
Dessa forma, vale dizer que a coruja é capaz de virar a cabeça até 270 graus. Habilidade que acentua ainda mais o símbolo de amplitude de consciência.
Nós nos tornamos mais conscientes em nossas relações pessoais. Podemos então perceber melhor a causa de conflitos, por exemplo. Mas o mais importante é a relação que temos com nós mesmos, por consequência, nós podemos ter maior clareza de quem somos por dentro.
Coruja: o arquétipo do renascimento
Para os índios americanos, a coruja acompanha o Homem Esqueleto, o deus da morte. Todavia:
Ou seja, para renascer, antes é preciso morrer. Por esse motivo, a coruja simboliza um novo nascimento, o que nada mais é que uma transformação profunda em nosso modo de ser.
Essa transformação pode ser dolorosa em alguns momentos, mas é necessária, se quisermos evoluir. E a evolução é uma lei da vida, que não tem como fugir.
Isto é o que muitos chamam de momentos de transição. Geralmente essa transição é associada a uma crise, porém uma crise é uma oportunidade de ouro para o crescimento na vida.
São momentos chaves como:
- o início da vida adulta;
- a entrada na terceira idade;
- o primeiro emprego;
- ou uma recolocação no mercado de trabalho;
- Abrir um novo negócio
- mudança de cidade;
- casamento ou separação;
- filhos etc.
Concluindo…
Portanto, o arquétipo da coruja, um símbolo de sabedoria e renascimento, é essencial para a nossa vida. Incluindo momentos de transição, como a pandemia de covid-19 pela qual estamos passando nesse ano de 2020.
Dessa maneira, preste mais atenção nesse símbolo. Para ativar o poder do símbolo… Você pode baixar papéis de parede de imagens de coruja no seu smartphone ou computador. Visualizar a imagem da coruja em meditações. Sempre com o foco nos significados positivos, é claro. É, inclusive, uma tatuagem bem interessante de se fazer (mas reflita bem antes).
A coruja possui muitos outros significados. Assim sendo, em outros posts poderemos voltar a abordar este símbolo tão instigante.
Imagem destacada no início desse post: Photo by James Toose on Unsplash