O arquétipo do golfinho emana todo o poder de um mamífero expansivo, brincalhão e inteligente! Desse modo, ele tem a capacidade de elevar nossa frequência vibracional e mantê-la sempre alta. Por isso que esse arquétipo da felicidade funciona como um amuleto de proteção. Ficou interessado em aprender mais? Então continue a leitura desse post até o fim!
Arquétipo do Golfinho: O que os golfinhos podem fazer?
Se você já ouviu falar que o golfinho é um dos animais de maior inteligência no reino da natureza, fique sabendo que essa informação é a mais pura verdade. E prova disso é que ele tem um cérebro proporcionalmente grande em comparação ao seu corpo.
Os golfinhos vivem em sociedade e são altamente cooperativos, por exemplo, quando caçam o seu alimento. Dessa forma, muitos os chamam de “lobos do mar“, devido ao “comportamento de matilha” que eles apresentam.
Para conhecer mais a respeito do poderoso arquétipo do lobo, clique aqui.
Mas suas habilidades naturais não param por aí! Os golfinhos são dotados de uma capacidade que os especialistas chamam de ecolocalização*. Assim, eles emitem ondas sonoras que se espalham rapidamente pelas águas do oceano e são imperceptíveis aos ouvidos humanos. Tais ondas rebatem num objeto qualquer, produzindo um eco que permite aos golfinhos saberem sua localização e características, identificando, por exemplo, a presa em fuga.
Por esses motivos, o arquétipo do golfinho também será útil para o ambiente de trabalho. Entre outras, suas características são:
Sonhos: O que significa ver golfinho?
Os sonhos são polissêmicos, isto é, podem ter vários sentidos. Eles variam conforme a história de vida do sonhador. Então, vamos sugerir uma interpretação a partir da mitologia da Grécia Antiga. No entanto, essa interpretação não exclui outras possibilidades, por isso, reafirmamos, é apenas um sugestão…
Para saber sobre as funções que o sonho pode ter, de acordo com a ciência, veja mais aqui.
Ainda assim, sobre mitos, também vale dizer que eles possuem variações, não havendo uma distinção entre versões verdadeiras e falsas, ou mesmo uma versão definitiva, como um romance moderno do Senhor dos Anéis. Os mitos tinham um caráter de oralidade, de modo que, apenas muitos séculos depois alguns deles viriam a ser transpostos para a palavra escrita, em livros..
Os simpáticos golfinhos dão o ar da graça num mito grego sobre o poeta Aríon. Esse havia sido traído pela tripulação de seu navio, que o forçou a se lançar ao mar na intenção de roubar o seu tesouro. Contudo, o desejo final do poeta foi que pudesse cantar uma última canção. Assim, após ter seu pedido atendido, quando Aríon saltou nas águas, os golfinhos, comovidos por canção tão bela, apanharam o rapaz e o levaram à costa, em segurança.
Análise dos sonhos e mitos: Arquétipo do golfinho em interação com o Arquétipo do Mar
Mas, o que esse mito nos diz sobre o arquétipo do golfinho? Um sentido possível é identificar o golfinho como o salvador de um condenado à morte certa por afogamento. Nesse caso, a imensidão do oceano que nos ameaça representa as forças psíquicas destrutivas de um inconsciente descontrolado.
Mar, Inconsciente e Aspecto Sombra
Os elementos que representam o aspecto sombra da personalidade durante as agruras de uma viagem marítima são inúmeros, como tempestades inesperadas, ventanias fortes, rochas mortais, ondas ameaçadoras, desorientação magnética das bússolas e piratas perigosos (o cenário aqui é a Antiguidade, naturalmente).
Etimologia, o Mar como Útero, Delphis, Delphys e Delfos
Tendo isso em mente, vale citar a etimologia* da palavra golfinho, que em grego (transliterado) é DELPHIS (com “i“), quase idêntico à palavra DELPHYS (com “y“), que significa útero, associado aos oceanos, a origem mais remota da vida no planeta. E da mesma forma, as águas do mar são relacionadas ao líquido amniótico.
Também nos remete ao famoso Templo de Delfos, em que seu oráculo fazia previsões, dava conselhos e orientações, na cidade de mesmo nome, onde as ruínas do templo, dedicado ao deus Apolo, estão de pé ainda hoje.
Arquétipo do Salvador: Golfinho como Guia
Portanto, quando o golfinho vem em socorro do náufrago, este tem a vida salva por aquele. Em outros termos, o náufrago renasce no ventre que o mar simboliza por intermédio do golfinho.
Então, num primeiro momento o mar é hostil, identificado com as sombras do inconsciente, mas num momento posterior o mar é mais esperançoso, isto é, é o ventre materno onde se dá o renascimento, contrariando a ideia aparente de um túmulo para a morte definitiva.
Contudo, tal transformação do arquétipo do mar, “da água para o vinho”, só foi possível pela intervenção benéfica do simbolismo do golfinho em sua modalidade de arquétipo salvador.
Dessa maneira, o golfinho atua como um guia, conduzindo a cada um de nós à luz da superfície e a terra firme, como a parteira no parto de uma vida nova.
O salvador quintessencial dos náufragos e dos afogados, os golfinhos são a frágil ‘gente do mar’ (Baquílides de Ceos) em quem podemos confiar para nos fazer boiar à superfície e levar-nos a terra firme, protegendo-nos dos saqueadores marítimos, para nos fazer companhia nas longas e solitárias passagens por canais traiçoeiros e, se tivermos sorte, para nos escoltar para longe de problemas enquanto prosseguem à nossa frente.
O Livro dos Símbolos, Martin, Kathleen. China: Taschen, 2012, p. 690.
Qual o Arquétipo da Felicidade?
O comportamento dos golfinhos nos indica uma personalidade semelhante a dos humanos. Assim, eles apresentam curiosidade, sociabilidade, extroversão e amabilidade.
Nesse sentido, não é à toa que projetamos um sorriso gentil em sua boca larga ao longo do bico comprido.
E como não mencionar quando o avistamos em verdadeiros saltos ornamentais, dando piruetas acrobáticas no ar?
Sem contar quando os flagramos nadando em movimentos ondulantes pela superfície do mar, ou, ainda, assobiando entre si como pássaros na copa das árvores.
Dessa forma, e graciosidade dos golfinhos e a maneira como eles se sintonizam com o nosso campo energético nos traz de volta o equilíbrio interior.
Portanto, o poder do arquétipo do golfinho é a leveza, a liberdade de ação, a desenvoltura, a jovialidade, a comunicação de sentimentos amáveis e uma energia luminosa e radiante.
Isto é, uma vida com bem-estar, e certamente mais saudável (corpo-mente) e significativa.
Então, o que achou desse post? Deixe nos comentários suas dúvidas, elogios, críticas e sugestões! Sua participação é bem-vinda e muito importante para nós!
Imagem destacada no início do post: Photo by Louan García on Unsplash
*Referências
https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2021/02/veja-como-funciona-a-ecolocalizacao-o-sonar-inerente-da-natureza#:~:text=O%20SISTEMA%20DE%20SONAR%20PR%C3%93PRIO,e%20o%20tamanho%20desse%20objeto.
Martin, Kathleen. O Livro dos Símbolos. China: Taschen, 2012
afogamento arquétipo da felicidade arquétipo do salvador aspecto sombra condutor Delphis Delphys etimologia fundo do mar golfinho guia inconsciente lobos do mar mitologia grega naufrágio oceano poeta Árion renascimento Templo de Delfos útero ventre materno