O que são símbolos e arquétipos? Essa é a pergunta que pretendo responder nessa página. Vamos começar pelos símbolos, e depois vamos aos arquétipos.
O símbolo é basicamente uma imagem. No entanto, não é uma imagem qualquer, mas uma imagem carregada de afetividade, ou seja, sentimentos e emoções.
Desse modo, o símbolo se torna um elemento extremamente poderoso, na medida em que desperta nas pessoas reações muitas vezes apaixonadas. Assim, o símbolo pode estimular sentimentos, comportamentos, crenças e ideias.
Contudo, isso acontece porque o símbolo é altamente sugestivo. Em palavras mais simples: ele nos inspira, exerce o seu poder de atração e sedução sobre nós.
Símbolos para todos os gostos
Portanto, não seria exagero dizer que os símbolos interferem em nossas vidas, ainda que não estejamos conscientes disso.
Talvez você diga que isso só acontece em pessoas que se permitam serem influenciadas, e que com você não é bem assim que funciona. Seria algo mais ou menos parecido com a fé.
Entretanto, sinto lhe dizer que você está apenas parcialmente certo. A questão, meu caro leitor, é que existem símbolos para toda e qualquer tipo de ideia, filosofia ou conduta humana. Assim, inevitavelmente haverá símbolos que reflitam mais ou menos bem quem você é nesse momento de sua vida.
Há símbolos até para identificar pessoas confusas e indecisas, que estão em busca de valores que o representem. Algo muito comum em nossa adolescência, não é mesmo?
Dessa maneira, você pode ser indiferente ao símbolo da cruz, já que não professa a fé cristã. Mas pode vibrar de emoção quando faz o sinal da mão chifrada, um símbolo conhecido do heavy metal.
O símbolo e o seu poder – energia
Mas como exatamente esse poder de influência acontece? De muitas maneiras, porém uma delas tem a ver com a energia que o símbolo coloca em movimento. Sim, energia é um termo mais ou menos adequado para expressar o que estou tentando dizer. Ainda assim, essa palavra pode ter dois significados:
- Um sentido psicológico – então energia é toda nossa vida íntima, impactando em nossas relações interpessoais. É pensamento, sentimento, imagens mentais, lembranças, fantasias, sonhos (quando dormimos), medos, desejos, aversões, preferências pessoais. Mas também nossas experiências de vida e esperanças mais profundas. É uma concepção dinâmica da personalidade, como na psicanálise.
- Um sentido espiritual – é algo que vai além e transcende o plano meramente psicológico. É uma energia vital que sustenta e abarca todas as formas de vida do planeta, incluindo animais, plantas e elementos da natureza. Substituímos então a palavra personalidade por alma. É uma energia sutil, contrapondo-se à matéria, que é grosseira.
Portanto, podemos entender a influência dos símbolos a partir desses dois significados, a depender da visão pessoal de cada um.
Mas essa influência leva em conta várias fatores. Vamos ver cada um deles brevemente.
O que são símbolos e arquétipos?-símbolos e os seus significados
Um símbolo possui vários significados possíveis. Toda tentativa de uma definição completa e definitiva do símbolo está fadada ao fracasso.
Por exemplo, o nosso primeiro post do site foi sobre o lobo – caso queira conferi-lo, você pode clicar aqui. O símbolo é tão vasto que caberia num livro inteiro, dedicado só para refletir sobre os significados do lobo.
Isso acontece porque cada cultura e cada época histórica têm o seu próprio entendimento sobre um símbolo qualquer. Numa sociedade moderna e complexa como a nossa, cada grupo social poderá dar um sentido diferente para o mesmo símbolo.
O exemplo mais claro a esse respeito é o da serpente. Na Grécia antiga é o símbolo da medicina e da cura, portanto benéfico. É a imagem de uma cobra enroscada num bastão de madeira (ver aqui). Mas para os judeus e cristãos é o diabo encarnado seduzindo Eva a comer do fruto proibido!
Existe uma palavra bonita para isso: polissemia (muitos significados). Mas essa polissemia não é um problema. É justamente aí que está presente toda a sua força e magia!
Tentar reduzir o símbolo a apenas um significado é o mesmo que esvaziar o símbolo de sua força vital!
Sintonizando-se com a energia certa – o poder da imagem
Então agora surge uma questão importante. Sabendo dos vários significados da serpente, por exemplo, qual deles mais lhe agrada e o que você prefere atrair para a sua vida?
Ora essa, eu quero saúde e renovação, como a imagem da serpente trocando de pele!
Acho que você já está entendendo um pouco melhor sobre as influências dos símbolos em nossa vida, não é mesmo?
Eu disse lá no início que símbolo é imagem. Mas a imagem de qualquer coisa nos leva à imaginação. Imaginação? Sim, é isso mesmo. Geralmente associamos a imaginação à fantasia, à fuga da realidade e à infantilidade.
Contudo, se você quer ativar todo o potencial do símbolo, você deve rejeitar esse entendimento. Pois a capacidade de imaginação é um recurso poderoso que temos à nossa disposição.
Muitas técnicas meditativas se utilizam da visualização/imaginação para acalmar a mente e atrair boas vibrações, como na yoga e no budismo tibetano.
Nossa mente pode estar inconscientemente voltada para pensamentos negativos e crenças limitantes. Porém, vamos supor que nós meditamos visualizando um diamante brilhante, por exemplo. Então podemos redirecionar a nossa mente para pensamentos e sentimentos mais positivos.
Por quê? Porque nesse caso, nós nos conectamos com os significados positivos do diamante, como a luminosidade de uma mente clara. E não um desejo obsessivo por coisas materiais.
A imagem é um gatilho poderoso para estimular boas vibrações. Não é um método racional. Mas também não é irracional, e sim extrarracional!
O que são os símbolos e arquétipos? – definindo arquétipos
Símbolos e arquétipos podem ser tratados como sinônimos, em alguns casos. Entretanto, não custa diferenciá-los.
O conceito de arquétipo foi cunhado por Carl Gustav Jung, o fundador da Psicologia Analítica. Segundo Jung, arquétipos são estruturas universais da mente, sendo transmitidas de geração em geração até os dias de hoje. Vamos por partes…
Compreendendo melhor os Arquétipos
Certamente você já ouviu falar sobre o conceito de inconsciente de Sigmund Freud. No entanto, Jung vai além ao dizer que há um inconsciente coletivo.
Certos temas se repetem com muita frequência em várias culturas e mitologias. Isso acontece porque são imagens essenciais, compartilhadas por toda a humanidade no inconsciente coletivo, por isso universais.
Mas, são tão importantes que resistem ao tempo. Não é à toa que as mitologias do Egito Antigo e da Suméria exercem grande fascínio entre nós. Mesmo havendo um abismo de milênios nos separando delas. Por isso atemporais.
Por fim, as imagens arquetípicas são um retrato fiel da alma humana. Assim elas são herdadas por nós de gerações passadas, como numa transmissão genética. E por isso inatas ou herdadas.
Alguns exemplos de Arquétipos
Se você também é alguém apaixonado por símbolos e curtiu a proposta do nosso site, então os arquétipos do sábio e do aventureiro estão presentes em você! Vamos entender melhor como alguns arquétipos funcionam?
Como potencialidade, todos os arquétipos estão presentes em cada um de nós. Mas, alguns estão mais bem desenvolvidos que outros, assim como as nossas habilidades.
Isso vaí depender muito das escolhas que fazemos ao longo da vida e dos interesses que cultivamos ou não.
O arquétipo do sábio está atuando quando nós pesquisamos sobre o significado dos símbolos. Esse arquétipo representa o amor pelo sabedoria.
O arquétipo do mago está presente quando temos o desejo de entender as leis que interferem no funcionamento da mente humana. Ou ainda, alcançar dimensões mais elevadas da consciência. Por exemplo, ao ativar o poder dos símbolos (pelo recurso da imaginação, como já falamos).
O arquétipo do aventureiro ou do explorador está agindo quando usamos os símbolos como meio de exploração de nossa vida interior.
O que são símbolos e arquétipos? – são a semente do autoconhecimento
Assim, ao ler as matérias compartilhadas em nosso site, o leitor estará ativando uma série de arquétipos. Mas é importante deixar claro que os símbolos não são para serem racionalizados.
A dica que nós damos é: deixem que os símbolos conversem com vocês. Silenciar a mente e observar a imagem do símbolo agindo é algo muito bem-vindo.
Por isso, a palavra de ordem é: contemplar. Dessa maneira, o entendimento vai surgindo pouco a pouco. Vai brotando. Vai nascendo.
O símbolo da árvore
O símbolo é como uma semente. Então, crie as condições para um terreno fértil. Para que a semente possa germinar e dar frutos.
Como o símbolo da árvore, raízes bem firmes na terra. E a copa da árvore crescendo em direção ao céu. Ela recebe os nutrientes da Mãe-terra. E recebe o alimento da luz do sol. A árvore recebe a vida que cai do céu em forma de chuva.
Mas não se trata só do verbo “receber”, porque a vida no planeta está conectada. A energia vital é também uma energia de troca e solidariedade.
Portanto, estamos falando do verbo “doar”. Sim, a vida é um fluxo permanente de energia doadora. Ocorre sem cessar. Observamos isso a todo momento. Na árvore realizando a fotossíntese. Quando ela oferece abrigo aos pequenos animais, como o ninho dos pássaros. E quando doa parte de suas folhas ou frutas como alimento.
Observamos também quando a árvore atrai polinizadores com as suas flores. Então plantas e insetos coevoluem juntos, em simbiose.
O que são símbolos e arquétipos? – a semente simboliza o símbolo
Sim, símbolo é imagem. E a semente é a imagem do símbolo, porque contém o germe da planta, do fruto e da flor. Em outras palavras, a imagem que melhor simboliza o símbolo é a semente!
Por fim, que o nosso site simbolos e sonhos possa plantar muitas sementes pelo caminho! Pois os símbolos são, antes de tudo, ferramentas poderosas de autoconhecimento e crescimento, seja psicológico e/ou espiritual.
Imagem destacada no início da página: Photo by Paweł Czerwiński on Unsplash